expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
Este Blog e protegido conta o plagio!

domingo, 14 de novembro de 2010

A verdade por traz da historia



E incrível como a Disney torna historias antes macabras e as transforma em lindas historias de contos de fadas. Não vou julgar se isso e certo ou não, pelo menos trouxe mais esperanças para as crianças que as ouve.

Nos tempo da idade media os aldeões passavam as noites contando e ouvindo histórias. Ao redor do fogo circulavam contos sobre bruxas e princesas, belas e feras, meninas e lobos, onde sobravam fome, medo, vingança e morte. E ao final, nem sempre feliz, alguém sempre pedia: “Conte outra vez”.

Os originais medievais eram destinados a ouvintes de todas as idades, mas, uma vez eleitos favoritos da infância burguesa, foram sendo sucessivamente amenizados até chegarem às atuais versões “censura livre”.

Chapeuzinho vermelho

Na história consagrada a chapeuzinho leva os doces e lalala, encontra o lobo e é comida por ele e o caçador a salva. Mais a historia original não e bem assim... a chapeuzinho e a vovó morrem no final. E em outra versão que inclui canibalismo (a menina bebe o sangue e come a carne da avó),a chapeuzinho faz strip-tease para o lobo. Sim, o lobo pede que a menina urine sobre ele.

Branca de neve

A historia original e bem diferente da contada nos dias atuais, na versão contada pelos irmãos grimm a chapeuzinho tinha apenas 7 anos e o príncipe ao leva quis comprá-la dos anões mais eles não aceitam, mais acabam dando ela para o príncipe com pena, depois de tanta insistência. O príncipe tinha empregados para carregar a cripta mais um deles tropeça e deixa cair o caixão de vidro. Com a queda a branca de neve cospe a maça envenenada e volta a vida. E a madrasta não morre caído de um penhasco como mostra no final do filme da Disney. Ela e convidada para o casamento do príncipe ‘‘e que não sabe que a noiva e a branca de neve’’ No casamento a madrasta e forçada a calçar sapatos de ferro na brasa e obrigada a dançar até cair morta.

Cinderela

Cinderela e um conto bastante antigo, existe um versão grega antes de Cristo e uma na china nos anos 800. A centenas de versões dessa historia uma delas, Cinderela foge de seu pai que quer se casar com ele pois ela se parece muito com sua mãe já falecida.

A versão dos irmão griim no lugar da fada madrinha avia pássaros que a ajudava com os trabalhos para ela ir ao baile. Os pássaros diz para cinderela sacudir a árvore que esta perto do túmulo de sua mão e cai um vestido para Cinderela. O príncipe se apaixona por Cinderela mais ela vai embora antes da meia noite. O príncipe não a viu, mais encontrou seu sapatos e proclamou que se casaria com a pessoa cujo o pé coubesse nele. Então chegou a vez das irmãs, a madrasta disse a elas que se o sapatinho não coubesse elas deveria cortar um pedaço de seus pés ate caber. a primeira irmã teve que cortar um pedaço do calcanhar e serviu. Mais os pássaros cantarão dizendo que avia sangue no sapato. Então o príncipe a levou de volta para sua casa. A outra irmã tentou mais teve que cortar os dedos para servir. Mais novamente os pássaros denunciarão.

Ele voltou e encontrou outra garota e pedia para que ela tenta se, a madrasta tentou impedir mais a Cinderela calçou o sapato mesmo assim e logo o príncipe reconheceu sua noiva. Eles vão se casar e quando as irmãs vão para assistir o casamento os pássaros bicam seus olhos e elas ficam cegas.

Pequena Sereia

A pequena sereia possuía 5 lindas irmãs mais velhas, filhas do Rei do Mares. Quem cuidava das 6 meninas era a avó. E quando elas completavam 15 anos ganhavam a permissão de ir à superfície.
Na sua ida à superfície, a pequena sereia se apaixona por um príncipe de um navio (e o salva qdo o navio afunda). Ela vai atrás da bruxa do mar para ganhar pernas, mas sob algumas condições: ela perderá a voz, a cada passo sentirá dor como se pisasse em facas e por fim, se o príncipe não se casar com ela, ela estará condenada a virar espuma do mar.
Depois da transformação ela se aproxima do príncipe e ele passa a amar, mas como se ama uma criança e não uma esposa.
Algum tempo depois, um casamento é arranjado entre o príncipe e uma princesa de um reino próximo. Ele confunde a princesa com sua salvadora e fica noivo dela.
No dia antes do casamento, as irmãs da sereia aparecem. Elas deram seus cabelos para a bruxa em troca de uma faca, que se cravada no coração do príncipe, dará a chance de a pequena sereia continuar viva e voltar a ser sereia como antes. Mas a pequena sereia não tem coragem de realizar tal ato e acaba virando espuma do mar.

Os Três Porquinhos

Na versão de 1890, de Joseph Jacobs, os dois primeiros porquinhos são comidos pelo Lobo Mau. Quando o lobo invade a 3ª casa pela chaminé, ele cai num caldeirão de água fervente e morre. O 3º porquinho aproveita e faz um ensopado, e come o lobo.


Cachinhos Dourados


Uma das versões conta sobre a invasão de uma raposa e não de uma menininha de cachos dourados. Quando o ursão encontra a raposa na cama do ursinho, a joga pra fora da casa com tanta força, que ela quebra todos os ossos.

Em outra versão igual a que nós conhecemos, em vez da menina, é uma velhinha maltrapilha que invade a casa.

A história é cheia de números 3, e há ainda uma versão onde a invasora sofre 3 punimentos: fogo, água e depois é atirada de uma torre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário